Por André Luiz Costa | Módulo FM – Foto: Ilustrativa
Postado em: 24/10/2025
A confirmação preliminar de dois casos de sarampo em crianças de Uberlândia acendeu o sinal de alerta na região. A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio acompanha a situação e já prepara ações preventivas para reforçar a imunização no município.
De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Rocha, a proximidade entre as cidades exige atenção redobrada. “Com os casos de sarampo, faremos o mesmo que foi feito em relação aos casos de febre amarela, ou seja, visitas nas casas reforçando a vacinação. Temos que ter um cuidado maior no dia a dia, porque o transporte de Uberlândia a Patrocínio é intenso, por ser uma cidade muito próxima, então temos circulação de pessoas entre os dois municípios o tempo todo”, destacou.
Em Uberlândia, os exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) apontaram resultado positivo para duas meninas menores de quatro anos. A Secretaria de Saúde do município anunciou um bloqueio vacinal entre familiares, profissionais de saúde e cerca de 3,6 mil crianças com a vacinação em atraso.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio de tosse, espirros e secreções. A única forma eficaz de prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
O Ministério da Saúde reforça o pedido para que pais e responsáveis mantenham a vacinação das crianças em dia.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCasos de sarampo são confirmados em Uberlândia; secretária de Saúde explica medidas em Patrocínio
Catiguá sedia neste fim de semana as semifinais do Campeonato Mineiro do Interior Sub-15 de Futsal
Trabalhador morre esmagado por equipamento agrícola em empresa de grãos em Patos de Minas
Adolescente é flagrado com arma e drogas dentro de escola em Patrocínio
Motociclista fica gravemente ferido após bater em retroescavadeira em trecho em obras da MG-188