Postado em: 08/07/2020
Nesta quinta-feira, 9 de julho, o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) realizam o webinar "Funcafé e Colheita 2020", ação que integra as atividades do Termo de Cooperação Técnica firmado entre as entidades em maio deste ano.
O evento contará com a participação do vice-governador de Minas, Paulo Brant, do presidente da estatal, Gustavo Laterza, que apresentará uma avaliação institucional da colheita no Estado, e do presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, que abordará a importância do Funcafé para o setor.
Com o objetivo de contribuir com extensionistas, pesquisadores, entidades e produtores para o desenvolvimento e o fortalecimento da produção sustentável na cafeicultura mineira e nacional, o webinar também trará a visão das cooperativas associadas ao CNC sobre temas relevantes para o atual momento da safra 2020.
O diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, falará sobre "Qualidade e produtividade da colheita no Cerrado Mineiro"; "Produtividade e comercialização da safra" será o conteúdo abordado por Saulo Faleiros, diretor Secretário da Cocapec; e o presidente da Cocatrel e da Central Coccamig, Marco Brito, se posicionará a respeito dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs”.
Já Carlos Augusto de Melo, presidente da Cooxupé, explanará a respeito da "Comercialização da safra atual: preços e comportamento da demanda doméstica e internacional", e José Marcos Magalhães, presidente da Minasul, encerrará as apresentações com o tema "Tecnologia para redução de custos e aprimoramento da comercialização".
“O webinário é a segunda atividade do termo de cooperação técnica que o CNC e a Emater-MG firmaram e vem ao encontro de nossos objetivos de desenvolver ações que promovam a responsabilidade social e a eficiência econômica com ênfase na preservação dos recursos naturais nas áreas cafeeiras, haja vista os temas que apresentaremos ao público, em especial aos pequenos produtores, que respondem por 78% da cafeicultura nacional”, comenta Silas Brasileiro.
A primeira atividade dessa parceria foi o lançamento da cartilha “Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café”, em maio. O material traz recomendações aos profissionais do setor para se prevenirem e evitarem a propagação da Covid-19, como forma de permitir o desenvolvimento dos trabalhos de cata sem impactar a saúde dos envolvidos.
Fonte: CNC
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramÔnibus com transporte irregular é apreendido na MG-190, em Monte Carmelo
Motociclista de Cruzeiro da Fortaleza morre após ser arrastada por carro em acidente em Uberlândia
Região do Cerrado Mineiro atinge cinco milhões de selos para cafés industrializados
Nota de Falecimento: Bruna Stefany Moreira Lemos, aos 28 anos