Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom CNC
Postado em: 12/07/2025
O Conselho Nacional do Café (CNC) se manifestou nesta sexta-feira (11) sobre as tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos que afetam diretamente o café brasileiro.
Segundo o presidente do CNC, o ex-prefeito de Patrocínio e ex-deputado federal Silas Brasileiro, a medida preocupa todo o setor cafeeiro, impactando a cadeia produtiva no Brasil e gerando custos adicionais ao consumidor norte-americano.
O Conselho também ressaltou que o café é um hábito diário na rotina dos americanos, o que pode ampliar os efeitos inflacionários da tarifa sobre o produto. Para o CNC, o governo brasileiro está adotando uma postura correta ao buscar negociações, buscando garantir estabilidade ao mercado diante das incertezas.
A entidade alertou ainda que a taxação específica sobre o café brasileiro, se não for aplicada igualmente a outros exportadores, pode gerar distorções e consequências comerciais. O CNC reafirma seu compromisso com a sustentabilidade da cafeicultura e aguarda os desdobramentos das tratativas conduzidas pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para então intensificar ações de expansão a outros mercados consumidores.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram