Portaria do Ministério da Agricultura estabelece padrão oficial de classificação
Postado em: 13/03/2023
No início de 2023 entrou em vigor a portaria do Ministério da Agricultura que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado. Ela determina que os rótulos tragam mais informações aos consumidores e trata da unificação dos Selos de Pureza e Qualidade do produto.
Para receber o selo, além de ser puro, o café precisa atingir os requisitos mínimos de qualidade exigidos pela portaria. Se isso não ocorrer, o produto será identificado na embalagem como Fora de Tipo e não terá o selo da Associação Brasileira da Indústria de Café.
A certificação demora um ano e para isso o fabricante deve preencher uma ficha técnica e enviar uma amostra de dois quilos. São feitas as análises do tipo, cor, aspecto, peneira e torra, sendo necessária a aprovação em todas as fases.
O selo é concedido pela Associação Brasileira de Café Especiais, que faz novas análises do produto posteriormente, sem aviso prévio. Os cafés que não atingem o padrão mínimo de qualidade são classificados como Fora de Tipo. Já aqueles considerados fraudados ou impuros são impedidos de serem comercializados.
Módulo FM com informações da Agência Rádio 2
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramÔnibus com transporte irregular é apreendido na MG-190, em Monte Carmelo
Motociclista de Cruzeiro da Fortaleza morre após ser arrastada por carro em acidente em Uberlândia
Região do Cerrado Mineiro atinge cinco milhões de selos para cafés industrializados
Nota de Falecimento: Bruna Stefany Moreira Lemos, aos 28 anos