Por Juliano Resende
Postado em: 10/11/2022
O Corpo de Bombeiro Militar de Patrocínio capacitou, nesta terça-feira (08/11), policiais militares e socorristas do Samu no curso Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídios. Durante o treinamento (teórico e prático), os abordadores aprendem noções básicas de psicologia e psicopatologia da mente, técnicas adequadas de abordagem a pessoas com sofrimento psíquico em tentativas de suicídio, isoladamente e em equipe, procedimentos desejáveis e os que devem ser evitados nas ocorrências.
Para os bombeiros, o objetivo da capacitação e da qualificação constante em abordagem técnica a tentativas de suicídios é dar uma resposta à sociedade para um problema de extrema relevância, que precisa ser enfrentado por profissionais diferenciados e bem treinados.
Estatísticas recentes mostram que a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Por isso, estamos enfrentando o problema e somos uma tropa de “abordadores” em todo Estado, preparados para atuar com assertividade em situações desse tipo. Se antes utilizávamos o fator surpresa a fim de distrair a vítima e retirá-la do local, hoje atuamos com uma abordagem mais técnica e humanizada.
A ideação suicida é resultado de uma conjunção de vulnerabilidades biológicas, psíquicas e sociais, como depressão, experiência patológica de luto, transtornos de personalidade, dentre outras causas.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil