Postado em: 09/09/2020
Os registros de crimes de violência contra a mulher aumentaram durante a pandemia do coronavírus. Em abril, quando o isolamento social imposto pela doença já durava mais de um mês, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto: cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
De acordo com a delegada da mulher em Patrocínio, Ana Beatriz Oliveira, o isolamento da mulher com o agressor foi o que mais impactou nesse crescimento. “Outro efeito que podemos falar é da sensação de dependência que a mulher pode ter em relação ao homem, nesse momento podem surgir uma série de crises econômicas e assim a mulher se sentir dependente desse homem. Eu acho que o mais importante é ela entender que não pode viver limitada a isso, que precisa procurar ajuda e que pode contar com a Polícia Civil e a sociedade” explica a delegada.
Além das denúncias que podem ser feitas pelos telefones, a Polícia Civil disponibiliza o aplicativo MG Mulher com orientações para as mulheres vítimas de violência. O app também permite que a mulher crie uma rede de proteção com contatos de pessoas de confiança que podem ser notificadas para um pedido de ajuda.
Foto: Agência Brasil
Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSecretaria de Urbanismo amplia horário de atendimento ao público em Patrocínio
Flagrante no Congonhas: homem é preso com drogas e dinheiro em Patrocínio
Cemitério Municipal de Patrocínio passa por manutenção antes do Dia de Finados
Prisão em flagrante: cinco são pegos com drogas no Santa Terezinha
IBGE vai realizar novo concurso com 9,5 mil vagas temporárias de nível médio em todo o país