Especializada na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, unidade completou dois meses de funcionamento
Postado em: 02/07/2024
O Instituto de Prevenção Júlia do Prado, especializado na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, completou dois meses de funcionamento e já apresenta resultados expressivos. Desde o início dos atendimentos, em 22 de abril, o instituto realizou mais de 1.500 exames, entre mamografias, Papanicolau, ultrassonografias e biópsias.
Segundo a coordenadora do instituto, Ana Paula Ribeiro, somente no mês de junho foram realizadas 958 mamografias e 623 exames Papanicolau, além de diversas ultrassonografias e biópsias. Esses números demonstram a importância e a eficácia da prevenção no combate ao câncer. "A prevenção é essencial para detectar o câncer em sua fase inicial, o que aumenta significativamente as chances de cura, chegando a 95%," destacou Ana Paula à Módulo FM.
Além dos atendimentos realizados na sede, o instituto também conta com uma unidade móvel, chamada "Mama Móvel", que leva os serviços de prevenção a diversas localidades. A unidade móvel realizou sua primeira viagem no mês de junho, atendendo a comunidade de Grupiara e, em seguida, Estrela do Sul. A iniciativa visa facilitar o acesso a exames e consultas, especialmente para moradores de áreas mais distantes e com menor acesso a serviços de saúde.
A "Mama Móvel" é equipada para realizar mamografias e outros exames essenciais para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Essa estratégia permite alcançar um maior número de mulheres e garantir que a prevenção chegue a todos os cantos da região.
Com o apoio de uma equipe multidisciplinar e equipamentos modernos, o Instituto Júlia do Prado é uma unidade de prevenção do Hospital de Amor de Barretos.
⌨️ Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil