.
Postado em: 17/12/2021
No último dia 7 de dezembro, o Prefeito Deiró Marra sancionou as leis n.º 5364, n.º 5365 e n.º 5366, que declaram a Folia de Reis, Congado e Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Município de Patrocínio. Todas são de autoria do Vereador Professor Natanael Diniz.
Segundo o parlamentar, essas leis visam acompanhar a Constituição Federal que ampliou em seus artigos 215 e 216 a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza imaterial.
No entanto, conforme Natanael informou muitas pessoas misturaram esse reconhecimento com questões ideológicas e preconceituosas e ainda pontuou que falas com teor de fundamentalismo merecem ser combatidas, além de todos serem agentes que precisam respeitar a cultura popular do povo.
“E a gente faz né esse reconhecimento, esse ato declaratório, que esses grupos fazem parte da memória do nosso povo, da nossa história e também das nossas tradições. Então, eu enquanto Vereador neste primeiro mandato fico muito feliz de ver o legislativo abordando assuntos que antes nunca eram apresentados. Então, para nós é o dever cumprido”, afirmou.
Em entrevista à Rádio Módulo FM, o vereador agradeceu a cada parlamentar que votou favorável ao ato declaratório e ao Prefeito Deiró que “reafirmou a legalidade e a importância desse reconhecimento”.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramÔnibus que seguia de São Paulo para a Bahia é interceptado com drogas em rodovia em Patrocínio
Ciclone extratropical pode provocar temporais e queda de temperatura em Patrocínio no fim de semana
Grupo Marra anuncia novo centro de distribuição da Heineken em Passos
Vacimóvel percorre comunidades rurais de Patrocínio com atendimento de vacinação em fevereiro