Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: ALMG
Postado em: 24/10/2024
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais decidiu derrubar o Veto 16, que proibia que municípios fizessem o licenciamento e fiscalização de aterros sanitários para resíduos sólidos urbanos. O governador Romeu Zema alegou que a legislação federal já permite aos municípios fazer o licenciamento ambiental de empreendimentos que afetam o meio ambiente localmente.
No entanto, o deputado Betinho Pinto Coelho (PV) discordou, argumentando que essa proibição não vai contra o federalismo cooperativo. O Plenário concordou com ele e derrubou o veto.
Com isso, a Lei 24.944/2024, que permite converter multas ambientais em projetos de preservação e educação ambiental, agora também proíbe o licenciamento municipal para aterros sanitários. Essa lei surgiu do Projeto de Lei 623/19, do deputado Antonio Carlos Arantes (PL).
Em resumo, os municípios mineiros não poderão mais fazer o licenciamento de aterros sanitários, e essa decisão faz parte de uma lei maior que busca proteger o meio ambiente.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSecretaria de Urbanismo amplia horário de atendimento ao público em Patrocínio
Flagrante no Congonhas: homem é preso com drogas e dinheiro em Patrocínio
Cemitério Municipal de Patrocínio passa por manutenção antes do Dia de Finados
Prisão em flagrante: cinco são pegos com drogas no Santa Terezinha
IBGE vai realizar novo concurso com 9,5 mil vagas temporárias de nível médio em todo o país