Patrocínio registra saída de 53 famílias do Bolsa Família após melhora de renda

Patrocínio registra saída de 53 famílias do Bolsa Família após melhora de renda

Por Gabriela Rabelo e Tony Galvão | Módulo FM

Texto:

Postado em: 30/10/2025

Enquanto mais de 2 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família em todo o país neste ano devido à melhora nas condições de renda, o município de Patrocínio também registrou uma redução no número de beneficiários.

De acordo com o Coordenador do CadÚnico da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rogério Alves Freitas, 53 famílias saíram do programa em outubro, passando de 5.031 para 4.978 beneficiários. Segundo ele, o número é considerado baixo diante dos mais de 15 mil cadastros ativos no município, que incluem famílias de baixa renda e unipessoais.

O coordenador explicou que o governo federal tem liberado poucas novas inclusões desde julho, priorizando grupos específicos, como vítimas de violência, pessoas em situação de insegurança alimentar e pessoas em situação de rua.

Ainda segundo Rogério, a melhora de renda familiar é o principal motivo para a saída dos beneficiários. Quando o sistema identifica aumento na renda per capita acima de R$ 218, o benefício passa a ser reduzido pela metade por até um ano, conforme a Regra de Proteção — prazo que antes era de dois anos.

Mesmo com as exclusões, famílias que permanecem dentro dos critérios de meio salário mínimo por pessoa continuam recebendo outros benefícios federais. O coordenador reforçou que os cadastros são revisados constantemente, com visitas domiciliares realizadas pela equipe do CadÚnico, especialmente para casos de famílias unipessoais.

O programa Bolsa Família segue atendendo 18,9 milhões de famílias em todo o país, o menor número desde o início do atual mandato presidencial.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram