Da redação da Módulo FM com Agência Brasil
Postado em: 23/01/2026
Microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte têm até o dia 30 de janeiro para aderir à renegociação de débitos inscritos na dívida ativa da União. O prazo foi prorrogado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) por meio do Edital nº 11/2025.
A medida permite a regularização de dívidas com descontos que podem chegar a 100% sobre juros, multas e encargos legais, além da possibilidade de parcelamento. As condições variam de acordo com o perfil da dívida e a capacidade de pagamento do contribuinte.
O edital prevê diferentes modalidades, incluindo renegociação conforme a capacidade de pagamento, débitos considerados irrecuperáveis e transações de pequeno valor — para dívidas de até 60 salários mínimos, com regras específicas para MEIs.
A adesão deve ser feita pelos canais oficiais da PGFN. A renegociação não substitui o pedido de retorno ao Simples Nacional, que tem prazo separado e termina em 31 de janeiro.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramHomem invade casa de idoso alegando perseguição, dorme no chão e é detido pela PM
Minas mantém prova de baliza enquanto outros estados flexibilizam exame da CNH
Nota de Falecimento: Luiz Barros dos Santos (Luizinho), aos 35 anos
Grupo Música de Alpendre destaca trajetória e lança registro audiovisual da canção “Amarelo Sol”
Atendimento presencial do INSS será suspenso entre 28 e 30 de janeiro para manutenção de sistemas