Por André Luiz Costa com Agência Minas
Postado em: 01/11/2025
A partir deste sábado (1º), entra em vigor em todo o estado de Minas Gerais o período de piracema, quando ficam restritas as atividades de pesca para proteger os peixes nativos durante a reprodução.
O defeso segue até 28 de fevereiro de 2026 e tem como objetivo garantir a preservação das espécies que sobem os rios em direção às cabeceiras para desovar.
Durante o período, está proibida a captura de peixes nativos. Só é permitida a pesca de espécies exóticas ou híbridas — introduzidas artificialmente em outros ecossistemas — com limite de até 3 quilos por dia, mais um exemplar.
A pesca deve respeitar as áreas e distâncias mínimas definidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), especialmente próximas a confluências, barragens, lagoas e represas.
Equipamentos como linha de mão, vara, caniço, carretilha ou molinete estão liberados, mas o uso de redes e outros instrumentos de captura coletiva segue proibido. É obrigatório portar a carteira de pesca atualizada emitida pelo site do IEF.
Comerciantes, frigoríficos, peixarias, colônias, associações de pescadores e estabelecimentos que armazenem peixes também precisam informar seus estoques ao IEF até quarta-feira (5), por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI-MG).
Abaixo, ciclo reprodutivo dos peixes - Semad / Divulgação
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil