Da redação da Módulo FM com Comunicação PCMG
Postado em: 08/10/2025
A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nesta terça-feira (7) a segunda fase da operação Valete, que tem como um dos principais alvos uma rede de tráfico com ramificações em Patrocínio, Patos de Minas e Uberlândia. A ação contou com apoio da Polícia Militar e resultou no cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão e na prisão de quatro homens, além da apreensão de drogas e dinheiro. Foram 31 mandados cumpridos na cidade de Patos de Minas e dois em Uberlândia e Patrocínio.
Segundo as investigações, o grupo desarticulado na primeira fase da operação — realizada em setembro — tinha fortes ligações com fornecedores de drogas em Patrocínio, considerada pela polícia como ponto estratégico de abastecimento de entorpecentes para o Alto Paranaíba. Na etapa atual, o foco foi sobre os intermediários e distribuidores locais que mantinham o tráfico ativo em diversas cidades da região.
Durante a ofensiva desta terça, foram apreendidos cerca de cinco quilos de drogas, R$ 4.650 em dinheiro e outros materiais relacionados ao comércio ilícito. Quatro homens, com idades entre 28 e 47 anos, foram presos em flagrante por tráfico.
De acordo com o delegado Érico Rodovalho, responsável pela investigação, o trabalho busca atingir todas as camadas da organização criminosa. Ele explicou que o combate ao tráfico precisa ser feito de forma estruturada, neutralizando não apenas os fornecedores, mas também os distribuidores e microtraficantes que mantêm viva a rede criminosa.
O nome “Valete” faz referência à carta do baralho que representa o escudeiro ou braço direito de uma figura de poder — uma alusão ao papel de um dos investigados, apontado como assistente e executor de um traficante de maior escalão residente em Patrocínio.
A operação mobilizou mais de 100 agentes das polícias Civil e Militar, com apoio aéreo e de cães farejadores, reforçando o cerco contra o tráfico de drogas.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramApós cinco dias internada, mulher morre em Patrocínio por intoxicação causada por falsa couve
Filho ataca o próprio pai com marreta após discussão em Patrocínio
Polícia Militar dispersa aglomeração e apreende motos irregulares durante operação em Patrocínio
Jovem abandona drogas ao escapar da PM no bairro Morada Nova