Postado em: 26/05/2020
O presidente da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, Fausto Amaral, comenta que a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) pode afetar o agro mesmo que de forma indireta. “Na roça as pessoas estão mais afastadas e não temos dificuldade para produzir qualquer alimento. Nós estamos preocupados é com o transporte e o processo de consumo na cidade, já que a renda dos municípios está diminuindo com o achatamento de faturamento dos pequenos empresários e assalariados, aí o consumo tende a cair” explica Fausto.
A situação exemplifica o mercado do leite, produto tipicamente de mercado interno, que é impactado pelo nível de desemprego em estado crescente, causando redução do consumo de diversos derivados, como leite e queijo. Produtores já estão preocupados com a queda nos preços e redução da produtividade.
Mercado Externo
Sobre a situação do mercado externo, Fausto Amaral informa que o setor está aquecido, já que em torno de 60% das exportações brasileiras são de produtos agrícolas, vendidos em grande parte para a China. “Temos que perceber que lá na China a doença está afetando, mas a economia e fatores de produção daquele país não diminuirão como acontece no restante do mundo, então esperamos que eles continuem comprando de nós” complementa o presidente da cooperativa.
Preço do Dólar
Com a moeda norte-americana em alta, o presidente da COOPA diz que esse preço afeta de forma positiva a venda dos produtos vendidos pelo Brasil, mas ressalta que os produtores devem se atentar para a compra de maquinários e insumos. “O pessoal fica com a sensação que vai ganhar mais dinheiro, mas esquece que terão que comprar insumos e equipamentos com preços caros também. Imagino que haja uma certa neutralidade com essa história do dólar para a produção agropecuária, não vai ganhar dinheiro, mas também não perderá muito” comenta Fausto Amaral.
O segundo semestre de 2020 para a agropecuária deve ser marcado por tomadas de decisões importantes sobre ampliação ou redução de produção, escolha das culturas a serem cultivadas e demais procedimentos. O setor observa o andamento da pandemia no país, mas o cenário ainda é de incertezas.
Daniel Henrique/Janio Luiz (Lucco)-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramÔnibus com transporte irregular é apreendido na MG-190, em Monte Carmelo
Motociclista de Cruzeiro da Fortaleza morre após ser arrastada por carro em acidente em Uberlândia
Região do Cerrado Mineiro atinge cinco milhões de selos para cafés industrializados
Nota de Falecimento: Bruna Stefany Moreira Lemos, aos 28 anos