.
Postado em: 27/10/2022
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou, nesta quarta-feira (26), a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. A partir do dia 3 de novembro, poderão ser vacinados contra a meningite jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.
O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado, para a faixa etária ampliada, até fevereiro de 2023.
A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.
Clique aqui e veja a previsão do quantitativo de doses que serão disponibilizadas às Unidades Regionais de Saúde.
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramEducação de Patrocínio abre seleção para agentes de apoio escolar e inicia matrículas online
Professor Alexandre reassume Secretaria de Educação de Patrocínio; Adriana Souza permanece na equipe
Semana do Servidor Público é celebrada com arte e apresentações no Fórum de Patrocínio
Macaúbas Espeto é eliminado do Campeonato Master em Patrocínio