Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 16/04/2025
A Secretaria Municipal de Agricultura de Patrocínio abriu nesta terça-feira (15) o período para coleta de amostras de solo, etapa inicial do programa de distribuição de calcário para correção do solo nas propriedades rurais do município.
Segundo o secretário Odirlei Magalhães, em enntrevista ontem ao Jornal da Módulo, a coleta deve ser feita pelos produtores vinculados aos conselhos de desenvolvimento comunitário e associações rurais, com prazo até o último dia de maio.
A orientação da secretaria é que cada comunidade defina uma data específica para o recebimento conjunto das amostras, que deverão ser enviadas a laboratórios escolhidos pelas próprias associações. A análise será posteriormente interpretada em conjunto com a Emater.
“Essa organização por comunidade facilita a logística e agiliza o processo, além de fortalecer o papel das associações na fiscalização e no controle social das políticas públicas”, destacou Odirlei.
Uma novidade este ano é que terão prioridade os produtores que possuírem o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), documento essencial para acesso a programas federais como o Pronaf, PAA e PNAE. O secretário ressaltou a importância do CAF também para processos previdenciários de trabalhadores rurais.
“Estamos pedindo esse documento não para dificultar, mas para garantir acesso e consolidar a atividade rural dessas famílias. Lá na frente, muitos vão perceber o valor desse cadastro”, afirmou.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramForagido da Justiça é preso durante operação da Polícia Militar Rodoviária na MG-190
Acidente na BR-365 deixa duas pessoas feridas próximo a Patos de Minas, sendo uma em estado grave
Polícia Militar procura suspeitos de furto de veículo no Bairro Constantino, em Patrocínio
Fenômeno da internet, Frei Gilson é convidado para participar do 1º Celebrar em Patrocínio