CAPS AD III e CAPS II promovem práticas integrativas e oficinas terapêuticas para reforçar o cuidado humanizado e combater preconceitos sobre saúde mental
Postado em: 20/05/2024
No dia 18 de maio, é celebrado o Movimento da Luta Antimanicomial, que batalha pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Em alusão a essa data, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos CAPS AD III e CAPS II de Patrocínio, realizou atividades.
As equipes dos CAPS ofereceram aos seus pacientes Práticas Integrativas Complementares (PICS), incluindo atividades coletivas, assembleias, oficinas terapêuticas temáticas e matriciamento entre profissionais da rede de atenção psicossocial. Essas atividades visam compartilhar e produzir conhecimentos, reflexões e práticas que defendam políticas públicas focadas no cuidado humanizado e em liberdade, rompendo barreiras e preconceitos sobre saúde mental.
A luta antimanicomial é um movimento que defende o direito das pessoas com transtornos mentais de serem tratadas com dignidade e respeito, fora dos manicômios. Esse movimento surgiu para combater o isolamento e a violação de direitos humanos que eram comuns nas instituições psiquiátricas. Ele promove a ideia de que o cuidado em liberdade, a inclusão social e o acesso a serviços de saúde mental comunitários e humanizados são fundamentais para o bem-estar das pessoas com sofrimento mental.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom / PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil