.
Postado em: 01/04/2022
Terá início na próxima segunda-feira (04) a 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo que tem como objetivo vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, mesmo aquelas que já tenham sido imunizadas contra a doença. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) convoca a população para campanha que ocorrerá entre os dias 4 de abril a 3 de junho.
Os trabalhadores da saúde também estão no grupo prioritário para receber as doses. O dia D de mobilização será em 30 de abril. A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Porém, é prevenível por meio da administração da vacina tríplice viral.
A estratégia foi incorporada com o propósito de controlar surtos da doença, reduzir internações, complicações e óbitos. O esquema vacinal prevê duas doses e protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Em 2021, a cobertura vacinal da primeira dose (D1) foi de 79,82% das crianças com 12 meses de idade, e da segunda (D2) foi de 64,53% das crianças com 15 meses de idade.
Segundo o Boletim Epidemiológico nº 53 do Ministério da Saúde, em 2021 foram confirmados 668 casos da doença no país. Em Minas Gerais, foram confirmados 160 casos em 2019 e 24 em 2020. De 2021 até o momento não foram notificados casos da doença no estado.
Etapa única – de 4/4 a 3/6:
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil