Da redação da Módulo FM com PCMG
Postado em: 29/01/2026
A Polícia Civil concluiu o inquérito que apurou irregularidades em um açougue de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, e indiciou dois responsáveis pelo estabelecimento, de 22 e 49 anos. Eles vão responder por expor consumidores a produtos impróprios para consumo. O homem mais velho também foi indiciado por ameaça e coação contra agentes públicos.
A investigação começou após uma fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, com apoio técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp). No local, os fiscais encontraram condições sanitárias fora dos padrões mínimos de higiene e segurança alimentar.
Entre as irregularidades constatadas estavam carnes em estado avançado de deterioração, com presença de larvas e insetos, odor forte e ambiente insalubre na câmara fria. Também foi verificada a falta de comprovação da origem dos produtos, além do armazenamento de substâncias químicas não destinadas à alimentação humana, como sal amoníaco e sal agropecuário. A fiscalização apontou ainda contato direto entre alimentos crus e produtos prontos para consumo, o que representava risco imediato aos clientes.
Durante a ação, segundo a apuração, o responsável de 49 anos ameaçou os fiscais, inclusive com ameaça de morte, o que levou a equipe a deixar o local. A investigação identificou ainda que ele retirou carnes que haviam sido lacradas para descarte, na tentativa de impedir a fiscalização e eliminar provas.
Ao final do inquérito, os dois foram indiciados por crime contra as relações de consumo. O homem de 49 anos também responderá por ameaça e coação no curso do processo.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram