Por Gabriela Rabelo e Daniel Henrique | Módulo FM
Postado em: 08/10/2025
Uma família foi socorrida na tarde desta quarta-feira (8) após um possível caso de intoxicação por uma planta na área rural de Patrocínio. Quatro pessoas, todos adultos, passaram mal após o almoço e precisaram de atendimento urgente do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
De acordo com o sargento Pedro, do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta do meio-dia, após relatos de que uma família havia passado mal durante a refeição. “Quando chegamos, as vítimas ainda estavam conscientes e conversando, mas o quadro se agravou rapidamente. Uma delas estava em estado mais grave e foi levada de imediato. Solicitamos apoio do SAMU, já que se tratava de quatro adultos intoxicados”, explicou.
Segundo informações do sargento, a família teria preparado e consumido uma planta que acreditava ser couve, mas a suspeita é de que seja fumo-bravo, espécie tóxica que cresce espontaneamente em áreas rurais. “Eles acharam que havia nascido um pé de couve no quintal e prepararam normalmente, refogando a planta. Logo depois do consumo, todos começaram a passar mal. Felizmente, uma criança que estava na casa não comeu e não apresentou sintomas”, destacou o militar.
A médica do SAMU, Luísa Babilônia, informou que todas as vítimas apresentavam sinais de insuficiência respiratória e chegaram a entrar em parada cardiorrespiratória (PCR) durante o atendimento. “Infelizmente, todos pararam conosco, mas felizmente conseguimos reverter os quadros. Duas vítimas precisaram ser entubadas ainda no local, e todas foram encaminhadas em estado grave para a Santa Casa e o Pronto Socorro Municipal”, afirmou.
A médica ressaltou que a causa exata da intoxicação ainda será apurada, já que também havia indícios que poderiam indicar contato com agrotóxicos. “Foi recolhida uma amostra da planta, parte entregue à Polícia e outra deixada na Santa Casa para análise pericial”, completou.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que evite o consumo de plantas desconhecidas, mesmo que se pareçam com alimentos comuns. “Não comam plantas que vocês não conhecem. Algumas podem ser altamente tóxicas, como foi nesse caso”, reforçou o sargento Pedro.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramApós cinco dias internada, mulher morre em Patrocínio por intoxicação causada por falsa couve
Filho ataca o próprio pai com marreta após discussão em Patrocínio
Polícia Militar dispersa aglomeração e apreende motos irregulares durante operação em Patrocínio
Jovem abandona drogas ao escapar da PM no bairro Morada Nova